Buscar
  • Ruy V.

A RETOMADA DA INDÚSTRIA NO PÓS-PANDEMIA

A SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

O retorno das atividades industriais, pós-pandemia COVID-19 requere um retorno saudável ao trabalho. Algumas industrias já retornaram, especialmente as de atividades essenciais, e pouco a pouco estaremos nos integrando, adaptando os protocolos de segurança e higiene para aprender a conviver com este vírus que nos assola e que continuará representando um risco de contágio por mais alguns meses.

A importância de adotar novos costumes e troná-los definitivamente nossos, faz com que cada vez mais tenhamos que fazer com que o aprendizado seja constante.

Antes da pandemia, medidas como monitoramento e controle de sintomas na entrada de pessoas, visitantes e prestadores de serviços, praticamente inexistia. Em caso de suspeita de um caso positivo, por medição de temperatura, recomenda-se que a pessoa fique em quarentena, pois não estamos na hora de economizar em medidas de profilaxia e, por nenhuma razão, improvisar funções com pessoas que não têm experiencia, pois podem ser colocados em risco o processo de produção ou a segurança da planta industrial. Portanto, é essencial garantir que os colaboradores-chave estejam sempre monitorados e façam parte de um programa constante de segurança do trabalho, pois muitos processos exigem operadores qualificados.

Muitas industrias, conforme orientação dos governos estaduais, estão retornando com capacidade de até 50% ou 70%, conforme as devidas orientações. Por ter capacidade reduzida de seus funcionários para se manter a correta distancia nas operações, as industrias antes de implementar as medidas de retomada aos trabalho dos seus colaboradores, é aconselhável fazer uma analise gerencial da mudança de responsabilidades das pessoas presentes e estabelecer planos de ação de riscos, considerando a designação de um grupo de membros da brigada para estabelecer um plano de emergência e um plano para a divulgação constante dos riscos da pandemia.

O gerenciamento de estoque é mais importante do que nunca, a indústria precisará planejar. Deve armazenar suas peças de reposição críticas? Se sim, quantos? Quais terão maior demanda? A compra certa, na quantidade certa, é essencial. O uso de sistemas para prever as necessidades para concluir seu cronograma e projetos economizará tempo e despesas. Carregar custos para um excesso de estoque e cobranças para novos pedidos de emergência é um enorme desperdício de seu orçamento. Se o equipamento estiver ocioso aguardando peças ou consumíveis, esse tempo de inatividade começa a ficar caro.

A pandemia do COVID-19 nos forçou a pressionar a economia, com as empresas enfrentando desafios nas questões de produção e retomada do emprego. Agora, mais do que nunca, é vital que trabalhemos juntos para recuperar as perdas, mantendo-nos vigilantes aos riscos contínuos. A resiliência psicológica individual tem uma forte influência na resiliência corporativa e no tempo que leva para a economia se recuperar. Embora não seja preciso dizer que uma forte recuperação é essencial, a questão agora é como retomar a produção e o emprego, garantindo ao mesmo tempo que os riscos sejam mantidos afastados.

No mundo da manutenção, uma "rotação da fábrica" ou "desligamento da fábrica" é específica para realizar o trabalho planejado e programado. Uma indústria irá preparar e organizar esse esforço por várias semanas, antes do início do trabalho. Grandes operações industriais envolvendo processos complexos ou difíceis, podem levar anos para serem planejados. Ocasionalmente, uma planta apresenta uma interrupção forçada, paradas devido a eventos não planejados, que exigem o desligamento da planta e a interrupção da operação ou do equipamento. Normalmente, falhas no equipamento ou interrupções no serviço, como perda de fornecimento de energia ou falta de matéria-prima, são a causa. Hoje estamos lidando com uma causa desconhecida há décadas - Uma Doença Pandêmica.

Ao retomar as atividades em um local que não foi utilizado, é necessário realizar uma inspeção completa dos elementos que compõem o sistema elétrico para evitar curtos circuitos, incêndios ou falhas elétricas que possam representar a perda de equipamentos, portanto, não devemos deixar passar qualquer anomalia, como sinais de corrosão, sujeira, quebra, falta de isolamento, entre outros. Deve ser inspecionado luminárias, motores e outros tipos de equipamentos elétricos, fiação, subestações e também sistemas de combate a incêndio antes da entrada em operação.

As máquinas são o músculo mais importante de uma planta. Portanto, os parâmetros recomendados pelos fabricantes devem ser revisados ​​e registrados, por exemplo, óleo de lubrificação, sistema de refrigeração, dutos e proteções de segurança, etc. Limpe e desinfecte o equipamento e a área conforme necessário. Note que alem do cuidado do contagio do COVID-19 é importante o cuidado do bom funcionamento de maquinas e equipamentos. Outro fator de risco é a deterioração das instalações de gás, como tubos, válvulas, reguladores, equipamentos de consumo, etc. devem ser verificados para registrar e relatar qualquer anomalia ao departamento de manutenção.

Em termos gerais, uma revisão exaustiva das instalações e uma limpeza completa devem ser realizadas, sem omitir anomalias, especialmente nas épocas de chuvas. Revisar e manter os sistemas sanitários, fluviais e/ou de drenagem de processo, tais como as bombas de esgoto, portões, válvulas e outros elementos típicos deste tipo de sistema devem estar em operação ideal.

Por último, mas não menos importante, devemos revisar o sistema de segurança e vigilância por vídeo e controle de acesso.

À medida que as empresas industriais passam de reativas para pró-ativas, preparando-se para operar em um mundo pós-pandemia, é essencial desafiar os métodos tradicionais de operação e procurar adotar a tecnologia para obter as economias de custo necessárias.

Desejando que as plantas tenham um retorno saudável ao trabalho, espero que essas considerações sejam úteis para você e seus funcionários, na reativação da economia no Brasil com segurança, para todos.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Twitter
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

© 2020 by Tectyl Brasil Company

Al'Kim Quimicos, empresa Licenciada para a marca TECTYL para a America Latina, pela Daubert Chemical Company